Eletrocardiograma

Hoje foi uma manhã que rendeu: Lavei louça, dobrei roupa, guardei roupa, coloquei mais na máquina, varri a casa, cuidei dos cães, almocei, dei almoço pro meu filho e de quebra colhi flores e fiz um arranjo. Terminei tudo isso e fiquei incrédula, pensando que há alguns meses já cheguei a chorar de desespero por não conseguir sequer comer. Fiquei vendo meu bebê andar seguro de si pela casa, brincando com os cachorros e circulando pelos outros cômodos sem mim e rindo lembrei de quando eu tentava por ele no chão um pouco e ele engatinhava até os tacos soltos para comer aquela poeira nojenta do século quinze. Passou. Passado.

Estava Sol e isso sempre é suficiente para me deixar feliz, mas há uma semana chovia. Chorei. Já passou. Passado. Logo o tempo muda de novo. Vai passar. Como um exame cardíaco, com picos de altos e baixos –assim é a vida. E assim como o coração precisa dessa “constante inconstância” para se manter a vida também precisa. Foi necessário que houvesse chuva para que as flores do jardim desabrochassem sob o Sol. Foi preciso estrelas e noite sem Lua para que uma vida surgisse. Grandes referências se tornaram quase completos estranhos, amores viraram rima. Passou. Passado.

Tudo que hoje está não estará. Vai passar. Finitude, será que existe essa palavra? É minha preferida. Antes era lambida, mas já passou. Passado. Não serei mais eu, nem você você mesmo, o que talvez nos afaste — ou nos conecte. O hoje é só esse instante, porque o seguinte já é amanhã… E o que fica passou, já é passado. Que assim seja (e não seja).

Esse post foi publicado em Amor. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

