Que a gente se aqueça nesse inverno e que tudo mais vá pro inferno

frioOntem ouvi dizer que em São Paulo fez 10ºC e hoje fará 8ºC. Não sei se é verdade ou não, mas pelo frio que to sentindo deve ser mentira e na verdade está uns -5ºC e nevando algum tipo de neve invisível. Esse frio todo do inverno SEMPRE me faz pensar nas pessoas que não têm casa e nas mães que choram de desespero enquanto veem seus filhos tremendo de frio em papelões na calçada, sem ter como esquentá-los, ainda que os abracem com muita força. Todo ano faço alguma doação para a campanha do agasalho, mas como sempre me questiono sobre a verdadeira eficácia dessa ação e qual  o destino dessas vestes, tive uma ideia mais imediata: hoje vou levar um cachecol e uma blusa de frio na bolsa e darei para a primeira pessoa de rua que vir.

Claro que quem está em orfanatos ou abrigos precisa de ajuda (não é porque alguém está numa situação pior que a ruim deixa de importar), mas acho que ninguém sofre mais com o frio do que quem tem a rua como sala, as esquinas como banheiro, as lixeiras como cozinha e as calçadas, cada vez mais inclinadas e com grades antimendigos como quarto. Por isso estou aqui com minha sacolinha e, como não achei ninguém passando necessidade no meu trajeto diário, irei caminhar pela Paulista após o trabalho para encontrar.

Se não fico com vergonha de abordar um estranho? Não, sinto vergonha só de ter tanta roupa no armário enquanto há gente passando frio. Se não acho bizarro sair procurando morador de rua pela Paulista? Não, o que acho bizarro é fingir que a desigualdade social do nosso país não me diz respeito. Se não tenho medo de ir falar com um mendigo? Tampouco. Meu único medo é que um dia a maré vire, eu me encontre na mesma situação dessas pessoas e ninguém se importe comigo. Se já saiu de casa e não tem como pegar alguma roupa para doar, compre uma luva, touca ou meia no camelô — em geral não custa mais que cinco reais — ou, por favor, compartilhe esta ideia. Claro que ainda vale doar algo amanhã ou quando for, mas não vamos esquecer que o dia de hoje (imagina a noite) será o mais frio dos últimos dez anos. Mais amor e mais calor, por favor!

Página do blog no Facebook:  http://www.facebook.com/PensamentosDeOvelha

Esse post foi publicado em Comportamento. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Que a gente se aqueça nesse inverno e que tudo mais vá pro inferno

  1. Bianca disse:

    Eu organizei uma doação e chamei as pessoas pelo fb (sou de londrina no paraná) e nós fomos andar pelas ruas procurando gente que precisa, e doamos roupa, demos bolacha e chá para eles, conversamos com eles e tudo mais… Isso é muito bom!

Deixe um comentário

